Translate

quarta-feira, 1 de julho de 2020

TRABALHAR MAIS, PARA QUÊ?

Para ser feliz! Pronto, respondi. E eu pensei que ia escrever um longo texto, daqueles cheios de informações interessantes que justificassem as longas jornadas de trabalho, nem que fosse só para explicar para a mulher o motivo da hora que o marido chega em casa, aí me lembrei que estou só e não preciso arrumar desculpas, então concluí o texto na primeira linha e assim evito o trabalhado de ficar pensando e escrevendo.

Vai que um amigo precise de ajuda em casa, então vou argumentar. Trabalhar mais é importante para cumprir as metas estabelecidas e ganhar os prêmios que a empresa oferece em dinheiro para quem alcança esses objetivos cada vez mais impossíveis de serem alcançados. “E você não gastou um dinheirão mês passado comprando um computador novinho só para isso?”

Sei lá, mas é que quanto mais a gente trabalha com tecnologia, mais trabalho aparece e aí não dá para perder tempo. Ontem o almoço foi no escritório, a janta requentada no micro-ondas, e a cama... no sofá que mulher nenhuma aguenta o marido cumprindo metas na empresa todos os dias até tarde da noite! Ouvi isso de um amigo que apareceu com uma olheira do tamanho da lua nova.

Trabalhamos cada vez mais para que a família possa ser cada vez mais feliz. Ano vem e ano vai, buscamos a felicidade no resultado do nosso trabalho, mas o trabalho toma tanto do nosso tempo que parece que a felicidade passa e nem dá tempo de ver ela passando! Tio, me disse um jovem, filho do meu colega de trabalho, você sabia que meus pais estão se separando? Não, eu disse. Você sabe por quê? Sim, é que meu pai trabalha demais.

E saber que a promessa era que as máquinas viriam para facilitar a vida de todos. Deve ter alguma magia nesse negócio de tecnologia porque até os donos das máquinas parecem inconsoláveis com o resultado do trabalho, não importa o quanto tenha aumentado. Aumentar o lucro é uma necessidade, disse um empresário, no capitalismo quem não cresce morre. Se é assim, então matemos o capitalismo! Quem sabe sobra um tempinho para a felicidade!

 

 

Elairton Paulo Gehlen


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...