Translate

quinta-feira, 9 de julho de 2020

INSPIRAÇÃO

Um cronista gosta de observar as outras pessoas e ver se do comportamento delas sai qualquer motivo para uma fofoca publicável. Personagens não faltam, graças à democracia que permite que todos possam fazer o que querem e eu posso ver o que quiser para tirar um texto que valha a pena ser escrito.

Num dos passeios que dou de vez em quando pela praça central da cidade, encontrei o André. Sujeito pacato, logo que me viu perguntou se eu era o cara que escrevia crônicas. Sim, respondi. Então escreve uma para mim, ele disse como se fosse simples assim escrever uma crônica ‘para ele’. Escreve, ele disse que eu te pago cinquenta reais! Mas não assina, que eu quero dizer que fui eu que escrevi. Bom, aí já ficou mais simples.

Liguei o gravador do celular e deixei o meu ‘cliente’ à vontade para gravar as informações que gostaria de ver escrito na história, enquanto isso parei o picoleseiro e pedi por um sorvete, duas moças se juntaram ao meu pedido e compraram picolé e com o pagamento me deram de graça a informação que precisava para a crônica do dia. Essa quarentena é uma bosta! Falou bosta sem nenhuma cerimônia! Desde que proibiram os bailes e os bares de abrir eu não namoro mais ninguém, e fez aquela cara de que bailes e bares seriam itens de necessidades básicas para a sobrevivência. Talvez sejam... Eu vou morrer de tédio se essa quarentena durar mais um mês!

Foi aí que entendi que bailes e bares eram tão vitais quanto o uso de máscara e distanciamento social. Feito o pagamento dos picolés, continuaram seu passeio a um pouco mais de dez centímetros de altura do chão, dentro da saia com não muito mais que dez centímetros de comprimento e o pensamento de sobreviver por no máximo mais trinta dias, a menos que os bailes voltem. Não pude deixar de olhar o que andava entre os dez centímetros do chão e os dez centímetros abaixo da cintura. Nada que fosse escandaloso, a saia era curta o bastante para prender a atenção de qualquer cronista e comprida o suficiente para encobrir qualquer interesse que o intervalo pudesse despertar.

De volta ao meu ‘cliente’, perguntei se estava tudo ali para eu escrever sua crônica. Não, ele disse, tive outra ideia, vou abrir meu barzinho e matar dois coelhos com uma cajadada só, fica mais barato e será mais eficiente.

Tudo bem, deixei de ganhar meus cinquenta reais, mas perder uma história, isso não!

 

 

Elairton Paulo Gehlen


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...