Translate

domingo, 12 de junho de 2022

CARTAS

          


           Escrevo estas mal traçadas linhas para dizer que estou bem e o mesmo espero de você. Era mais ou menos assim que começavam as cartas escritas e enviadas pelo correio antes que a internet destruísse essa fábrica de escritores que se comunicavam mundo afora nos tempos em que os livros eram de papel e as revistas chegavam nas casas em envelopes para serem lidas pela família toda.

Pois bem, eu resolvi voltar a esse tempo e escrever cartas! Isso mesmo, cartas que serão destinadas aos mais diferentes destinatários e a primeira é esta, para você. Então, vamos lá:

Meu querido leitor, te escrevo estas mal traçadas linhas para dizer que estou bem e o mesmo espero de você. Hoje está fazendo frio aqui em Dourados e eu estou em casa. O frio encheu as ruas de buracos e as praças estão cheias de mato, as pessoas reclamam muito, mas parece que o frio vai continuar, hoje mesmo vi na televisão que o inverno ainda vai começar mesmo no próximo dia vinte e um e ninguém sabe ao certo quando vai terminar, se é que vai.

Mas, e você como está? Espero que esta te encontre bem de saúde. Quanto a nós, sinto muito que esta missiva seja escrita neste dia frio, quisera ter escrito antes, mas os tempos pareciam ruins e me distrai e fui deixando para depois e, agora me dou conta que o tempo que passou me parece melhor, ainda que antes eu esperasse para te escrever depois que as “coisas” melhorassem. Tu sabes bem o que eu quero dizer com “coisas”, ne? Não estamos bem de saúde, os hospitais públicos continuam atendendo mal e os privados só atendem o dinheiro, às vezes fico confuso sobre quem é o gerente do banco. Eu odeio a internet, mas devo confessar que foi nela que encontrei remédio para a dor que estava sentindo no estômago, agora já estou melhor.

Agora as notícias boas: O Pedro está na faculdade! Está fazendo Administração de Empresas! Estou muito orgulhoso. Lembra quando fui professor de Matemática e Estatística no curso de Administração na Universidade Federal? Então, eu acreditava que essa nova turma ia cuidar da “coisa” de um jeito melhor que os que estavam cuidando antes. Mas, eu sou otimista, ainda acredito que os jovens, como o Pedro, que estão estudando Administração, vão cuidar das “coisas” de um jeito melhor e, quem sabe as escolas terão professores mais valorizados e respeitados, eu penso nos meus netos, já tenho cinco, eles merecem um lugar melhor do que isso que estamos vendo por aqui.

E, para finalizar, que você já deve estar cansado dessas tortas linhas, só vou ainda dizer que eu consegui me aposentar e agora vou escrever cartas para todos que quiserem receber uma, eu acho que todo mundo tem o direito de receber uma cartinha, então é isso que vou fazer na vida, escrever cartas. Quem quiser receber uma carta é só dizer e eu mando uma.

Com saudades,

 

Elairton, escritor.

20 comentários:

  1. eu quero receber uma carta...

    ResponderExcluir
  2. Escreverei, com certeza, mas preciso saber para quem...

    ResponderExcluir
  3. a carta pode escrever para Lara .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cartinha para “Lara”
      Minha cara “Lara”, espero que esta te encontre com boa saúde e muita paz. Quanto a saúde, estou bem, mas a paz, de certa forma fugiu de mim ou talvez tenha se escondido de vergonha, pois tenho que escrever uma carta para alguém de quem não sei absolutamente nada além de que tenha lido um texto que escrevi. Esta pessoa és tu: “Lara”.

      O dia hoje continua frio e o frio que sinto na barriga não é do tempo, mas desse desafio de te escrever. Considere isso um desabafo. Então vamos ao que interessa, uma carta, que deveria ser mandada pelo correio, e eu a mandaria caso tivesse as linhas do endereço, agora, contrariando a minha vontade, publico nestes espaço de comentários e, deste modo perde um pouco as características de uma carta, pois deixa de ser uma comunicação pessoal para se tornar pública e indiscreta, que seja, então, quem mandou eu prometer que escreveria?

      Como tu sabes, eu gosto mesmo de escrever e já publiquei três livros, fico feliz que tu tenhas te interessado por receber estas mal traçadas linhas, ainda que o conteúdo fosse uma incógnita quando a pediste. A vida é assim, uma incógnita, e é nela, na incógnita, que encontramos nossos caminhos. Desculpe a intimidade, mas foram em inúmeras incógnitas que me desencontrei do caminho para logo em seguida trilhar por outra incógnita e, sabe o que é mais legal disso? Na soma das incógnitas foi que me encontrei! Lá estava eu, isso, EU, e era esse cara que eu estava procurando e nem sabia. Quem sabe tu também não queiras fazer essa operação matemática!

      Bom, antes que eu continue e comece a falar bobagem, finalizo esta ansioso para que os correios possam achar o teu endereço.

      Sem mais,

      Elairton, escritor.

      Excluir
    2. estou muito emocionada,nunca recebi uma carta como a sua.

      Excluir
    3. cartinha, para você , hoje e sábado estou aqui em Campo Grande, aceita vim até aqui para me conhecer. Lara

      Excluir
    4. Muito bem, Lara, espero que esta tua aventura em busca de ti mesma seja daquelas de tirar o fôlego.

      Excluir
    5. Aventuras, todas elas é de tirar o fôlego. venha até Campo Grande MS.

      Excluir
    6. Minha cara Lara,
      Campo Grande é mais bela morena do nosso belo país, tu deves ser uma privilegiada moradora dessa linda cidade por onde, em tempos idos, eu costumava passar alguns dias quase todas as semanas. Como disse: tempos idos. Agora, raramente me perco por essas bandas para me achar de passeio por algum caminho, às vezes pelo aeroporto, raras vezes.
      Mas, sim, em Campo Grande se pode ter belas aventuras...

      Excluir
  4. Linda a carta para Lara,quero receber uma.
    O nome pode ser um da sua escolha!
    Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia ... “Samantha”, posso chama-la assim?

      Você disse que eu poderia chama-la como eu quisesse, então tomei a liberdade de nomina-la Samantha, assim mesmo com ‘TH’. Me desculpe por ter adotado um nome estrangeiro para ti, eu poderia ter te batizado com o nome de Maria, Jaqueline ou Neusa, mas não, eu prefiro Samantha, tem um significado especial, é uma flor que tem o nome de Deus. Ah, isso é atrevimento, eu sei, mas, se posso escolher, então...

      ... Então, Samantha, eu estou bem e o dia está lindo! Hoje é quinta-feira, e eu te escrevo para desejar que este fim de semana seja ainda melhor que qualquer outro do qual ao te lembrares te venha aquele sorriso inocente nos lábios e na memória o filme que nunca sai de cartaz e a adrenalina jorrando no sangue incita o sistema nervoso causando um arrepio delicioso. Momentos bons é o que desejo para você, para mim e para quem quer que, por algum atrevimento, esteja lendo esta missiva.

      Meu filho está feliz com a possibilidade de começar a trabalhar de estagiário no setor de contabilidade de um laboratório, ele cursa Administração e vai para seu primeiro emprego, quase, que estágio ainda não é propriamente emprego. Eu fui empregado por muitos anos e acho muito chato isso de obedecer a ordens e ver que o patrão fica o tempo todo querendo mais do nosso trabalho e menos da nossa remuneração, tenho a impressão que o desejo íntimo dos empregadores é a volta da escravidão! Desculpa aí esse desabafo, mas é que essa luta de classes parece uma guerra que não tem fim!

      Agora que te falar de algo mais suave: Poesia! Eu tenho na minha biblioteca vários de livros de poesia que eu amo: Vinícius, Drummont, Brecht, Odila Lange, Ruth Helmann, Neruda e as minhas publicações, mas, talvez o melhor de todos seja Ferreira Gullar. Toda Poesia de Gullar é sensacional!!! Você já leu Gullar? Ano passado publiquei um livro de Contos, Crônicas e Poesias, o Gullar está a milhares de quilômetros a minha frente.

      Me perdoe por ter demorado para atender teu pedido para que te escrevesse umas mal traçadas linhas e, se não gostares do nome que te dei, não tem problema é só mudar, escolha um que te agrade e seja muito feliz.

      Se quiseres escrever, o meu blog está a disposição para ti ou quem mais quiser.

      Por enquanto, deixo um abraço e que tu tenhas o melhor desta Terra.

      Elairton, escritor.

      Excluir
    2. Caro escritor!
      Magnífica sua carta.
      O nome escolhido foi recebido com um grande agrado.
      Saber que gente é gente mesmo sem ter um nome foi o mais belo jesto visto.
      Escritor, que Deus ilumine sempre sua sabedoria.
      Sabedoria motiva humildade.
      Gratidão!

      Excluir
    3. Corrigindo uma palavra " gesto"

      Excluir
    4. Caro Escritor as 3 cartas foi magnífica. Você escreve uma para Carmem.

      Excluir
  5. QUERO UMA CARTINHA.COMO A DA LARA(DPK).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia DPK
      Espero que esteja bem. Hoje te escrevo estas linhas para dizer que a sorte tem me ajudado e eu encontrei, num livro antigo, um texto que me caiu por sabedoria, parecia um texto simples, mas conforme eu ia lendo, parecia que um novo caminho ia se abrindo diante de mim. Daí, deu-me vontade de te escrever, talvez tu gostes também de ler, nem vou mencionar o título, era um livro tão genérico, desses que parecem contos de fada, então, acho que se tu escolher qualquer um desses que se dizem ‘clássicos’ da literatura já vai servir.
      Não sei se tu gostas de ler, mas nos dias frios como os deste inverno, uma xícara de chá e um bom livro, às vezes ocupam nossas memórias a um ponto de esquecermos de que estamos procurando no impossível aquilo que erroneamente chamamos de espera pela felicidade, digo erroneamente, porque por muito tempo fiquei esperando e, na verdade a felicidade nunca está vindo ao nosso encontro, nós é que temos que busca-la exatamente onde nos é possível, talvez num livro de contos de fadas qualquer.
      Ainda é de manhã e o sol está brilhando, sei que este mesmo sol brilha no mundo todo e aquece aqui como em lugares tão distantes que mal podemos imaginar onde estão localizados geograficamente. Tão distantes e tão próximos que num piscar de olhos somos capazes de imaginar e, se estamos lendo um livro que nos fala desse lugar, dá até vontade de fugir dessa realidade e viver o imaginário do autor. Engraçado que até mesmo as tragédias e os sofrimentos pelos quais passam os personagens nos são atrativos. Desculpe ficar escrevendo isso, é que hoje amanheci assim, meio melancólico.
      Antes que desande a falar de melancolia, vou terminar estas linhas na esperança de que você encontre seu conto de fadas e viva feliz num país das maravilhas!
      Sem mais,


      Elairton, escritor.

      Excluir
  6. Carta linda. excellente escritor

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...