Translate

quinta-feira, 23 de julho de 2020

ESTOU MEIO PERDIDO.

Jovens são inseguros e precisam de pessoas adultas ou os pais para desenvolverem suas habilidades como se os adultos fossem uma espécie de arrimo para o seu desenvolvimento. Quem é pai ou mãe sabe como é! Todos os dias e, parece que o dia todo, eles estão por ali perguntando sobre questões da vida, de como surgiu o universo ou como nasce uma criança ou por que a mãe estava gemendo ontem à noite. Tem perguntas que é difícil de responder...

É claro que os pais devem sempre mostrar segurança e apresentar alguma solução ou pelo menos uma resposta que seja aceitável nem que seja algo do tipo: ‘Porque é assim e pronto!’, mas a resposta mais provável é: quando você crescer você vai entender!

Esta semana um jovem de apenas dezessete anos me veio com um pedido de ajuda e eu pedi um tempinho para dar uma resposta. Disse ele: ‘Estou meio perdido, não sei que decisão tomar, você pode me ajudar?’ Claro, respondi, sou especialista em não saber que decisão tomar, mas antes vamos fazer uma coisa juntos.

Pensei em quantas decisões erradas eu havia tomado no passado e fiquei totalmente seguro para dar uma resposta totalmente afirmativa. Estávamos próximo de uma pizzaria e então pedi que escolhesse uma pizza para comermos juntos. Ficamos vários minutos vendo informações sobre as muitas possibilidades que tínhamos diante dos nossos olhos. Estávamos quase desistindo de fazer o pedido quando eu disse que ele deveria tomar uma decisão de escolha.

Ao final ele me perguntou se gostei do recheio, disse que sim, acho que ele não se convenceu, mas ficou quieto. Fui até o balcão e pedi para fazerem chá verde para nós, quando chegou perguntei se ele gostava, me respondeu: É! E tomou o chá. A decisão que você tomou para nós dois, eu disse, foi a melhor para uma pizza junto comigo, esse chá é o melhor que pensei para nós agora. Tome sempre decisões assim e o mundo vai gostar de você, ainda que não goste das tuas decisões.

Elairton Gehlen


4 comentários:

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...