Translate

sexta-feira, 24 de julho de 2020

DIA MUNDIAL DO CÉREBRO

Já ouviu falar em ‘Dia Mundial do Cérebro”? Pois é, tem, e é hoje, quer dizer, ando meio esquecido, foi antes de ontem, dia 22 e tem tanta gente que ainda nem sabe o que é cérebro! A data é mais uma daquelas que se institui para dar importância à uma categoria de profissionais que legitimamente busca sua valorização no mercado, por isso a data tem o mesmo dia da data de fundação da Federação Mundial de Neurologia.

O ‘dia’ disso e daquilo são, claro, sempre uma reivindicação de quem precisa de alguma maneira aparecer e ser valorizado naquilo que se chama de ‘mercado’. Às vezes chega-se ao ridículo em algumas categorias, como por exemplo quando se extinguiu a obrigatoriedade dos exames psicológicos para renovar a CNH, foi uma grita dos psicólogos que perderam uma ‘boquinha’. Nada a ver com o dia do psicólogo, que é em 27 de agosto.

Eu gosto de exercitar meu cérebro todos os dias lendo bons livros e escrevendo essas crônicas que eventualmente tem uma ou duas pessoas que leem, e aproveito para me distrair vendo as postagens mais ridículas e sem noção do facebook. Caso você não saiba muito bem como manter seu cérebro ativo e cada vez mais produtivo, tem empresas privadas oferendo ‘métodos’ que são bastante eficientes e lucrativos, para os empreendedores, lógico!

Já o poder público, administrado por empreendedores privados, parece que não acham muito necessário desenvolver métodos de desenvolvimento do cérebro entre as pessoas comuns, isto é, os facilmente manipuláveis, quer dizer, os cidadãos que dependem do poder público para ter acesso ao conhecimento. Vai que resolvem pensar criticamente!

Pelo sim, pelo não, fica aqui meus parabéns a todos aqueles que, mesmo sem ter, ou poder, pagar por um método direcionado para seu cérebro conseguem olhar criticamente para o que se publica nas redes sociais e filtrar aquilo que vale apena ser desenvolvido intelectualmente separando o joio para a fogueira eterna.

 

Elairton Paulo Gehlen


Um comentário:

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...