Translate

terça-feira, 14 de julho de 2020

POESIA NA FEIRA

Não importa o tempo, se é noite, se é dia, tem sempre um poeta de plantão para fazer os versos necessários. O caso que vou contar se deu na feira livre quando ela ainda funcionava numa rua da minha cidade. Para lá se dirigiam milhares de pessoas todos os sábados e domingos para comprar verduras, frutas, cereais, erva de chimarrão, de tereré, outras ervas também e comer frango, assado na televisão de cachorro. Muita cerveja, pasteis, comida japonesa e gente, muita gente, de todo tipo, qualidade e envergadura.

“Você é o tudo

Que enche o nada da mina existência e

Transborda no amor

Que nunca tive, se fazendo eternidade

Na minha breve poesia!”

Exclamou ou declamou o poeta olhando o vazio ao seu redor e não tendo visto ninguém naquela pequena multidão, chorou e das lágrimas fez sair um rio de emoções que emudeceram por completo os expectadores. Bateu três vezes na madeira como a pedir silêncio e disse:

“A mais linda entre todas as estrelas

É a mulher que amei.

É a dona das galáxias,

E é por quem sempre sofrerei!

 

Não pode me ver, pois

Há milhares de anos luz ela está.

Mas eu posso senti-la,

Meu coração a ela pertence e sempre assim será!

 

Flying (cantou em Inglês fluente!)

I thought I never learn that flying

I thought I’d spend my whole life trying

For flying is that ancient art of keeping one foot on de ground.”

 

Tentei achar uma explicação para aquele derramar de emoções para um público ansioso por verduras e legumes. Achei uma cadeira e pedi uma cerveja da barraca mais próxima enquanto o poeta ainda chorava seu amor impossível. Tomei um gole, olhei por cima do copo e vi o poeta falando com o público.

“Quem aqui ainda não teve um amor que nunca teve que atire a primeira pedra. O amor que se dá é o mesmo amor que se recebe da mesma pessoa para quem se deu o amor. Quem dá o amor que não recebe de volta não tem o amor, é o amor perdido, é o amor que nunca teve!.”

Tomei o resto da cerveja. Quem aqui ainda não teve um amor que nunca teve?...

 

 

 

Elairton Paulo Gehlen


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...