Translate

terça-feira, 3 de novembro de 2020

TEM DIA PARA O SACI PERERÊ? TEM SIM SENHOR!

Andei meio descuidado com datas importantes ultimamente, deve ser efeito da quarentena. Meu aniversário, que foi em outubro ainda lembrei, mas esqueci completamente do dia do Saci Pererê! Também pudera, instituíram essa data justamente no dia do Halloween, sendo esta uma comemoração estadunidense fica impossível competir aqui no Brasil onde os patriotas costumam bater continência para a bandeira americana do Norte.

Mesmo atrasado, o que, convenhamos, não é nenhuma novidade para minhas publicações, registro aqui minha reverência ao negrinho de uma perna só. Me valho das informações que vem da Sociedade dos Observadores de Saci, isso mesmo, existe e fica, claro, no Brasil. Segundo esse coletivo de observadores, o dia 31 de outubro foi instituído em dois mil e treze pelo projeto de Lei 2.479. Convenhamos, estava sobrando tempo no Senado Federal para se criar uma data comemorativa dessas!

Justificativa não falta, afinal o herói de uma perna só que fuma cachimbo e usa um capuz vermelho é o protetor das florestas e símbolo de liberdade para os escravos. Duas coisas que parecem ter perdido o sentido nos dias atuais quando se toca fogo na mata sem dó nem piedade e a escravidão oficialmente proibida abunda nas fazendas onde o gado é tratado com esmero e não só negros, mas índios e brancos são submetidos a condições desumanas de trabalho e moradia e não há Saci Pererê que de conta de fiscalizar.

Mas o folclore é importante porque guarda a memória das lendas e do imaginário do povo. Podia ter juntado o dia do Saci com o dia do folclore e se comemorar tudo em 22 de agosto, aí já incluída outras comemorações que ainda não tem datas específicas, como o dia em que os políticos de Brasília trabalharam uma semana inteira, ou o dia da honestidade em reverência ao primeiro Senador honesto a cumprir todo seu mandato, ou então o dia da promessa para marcar a última promessa de campanha fielmente cumprida pelo candidato eleito. Como disse: lendas e coisas do imaginário do povo.

Para não correr o risco de me atrasar neste mês, fui ver o calendário de datas comemorativas de novembro, achei cinquenta e duas datas para um mês de trinta dias! Aproveito essa abundância de ideias nas esferas públicas e vou dar minha contribuição: Que tal tornar feriado cada uma dessa datas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...