Translate

terça-feira, 10 de novembro de 2020

DATAS COMEMORATIVAS

Eu sou fã de datas comemorativas, principalmente se elas já passaram, que daí dá para ver mais claramente a inutilidade delas, a não ser que seja um feriado. E haja datas! Semana passada contei, tinha cinquenta e duas datas para este mês de trinta dias! Hoje mesmo é dia mundial do bambolê! Você achou que não existia uma data para se comemorar isso. Mas têm, é hoje, bom proveito, vamos bambolear!

Mas, caso você não tenha um bambolê não fique triste, espere até amanhã e vá ao supermercado mais próximo para comemorar o Dia Nacional dos Supermercados, eles vão amar cada moedinha que você deixar no caixa! No ano de 1.968, quando a data foi instituída pelo Decrete de Lei 7.208 os Supermercadistas criaram a ABRAS-Associação Brasileira de Supermercados, não foi com o lema, pelo menos não explicitamente, ‘Unidos somos mais fortes que os consumidores”. Depois disso, apenas onze empresas multinacionais passaram a controlar quase todos os produtos disponíveis nos supermercados! Tá curioso? Vai aí a lista: Nestlé, Coca-cola, Mars, Kellogg’s, Pepsico, Associated British Foods, Unilever, Kfratz-Heinz, Mondelez, Danone e General Mills.

Entre uma data aparentemente inofensiva que levou a Estrela a faturar milhões e outra data nem tanto inofensiva que concentrou em onze empresas quase todos os produtos disponíveis nos supermercados, eu fico pensando que talvez essas datas existam para que meu rico, nem tanto, dinheirinho seja sacado da minha conta o mais rápido possível comprando isso e aquilo que eu nem precisava só porque tem uma data para se comemorar, e olha lá que um bambolê não ia dar muito certo para mim, já passei da idade!

Algumas datas são até feriado. Ainda bem! Quem não gosta? Principalmente se for um daqueles que a mídia ama porque fatura alto com propaganda e quase obriga o pobre coitado do ingênuo telespectador a consumir, sob pena de ser mal visto até pelos próprios familiares. Já pensou no presente de Natal? Tem coragem de não comprar um? E o Dia das Crianças, como foi? Na Páscoa e no Dia dos Namorados não houve surto de COVID que mantivesse as lojas fechadas!

Não sou consumidor compulsivo e nem acredito em propaganda de políticos. Mas a campanha de mídia dos últimos dias já me convenceu a ir ao mercado no próximo domingo, vou comprar pelo menos dois produtos que me prometeram validade para os próximos quatro anos. Tem garantia? Como diz o paraguaio que vende produtos da China: La garantía soy yo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...