Translate

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

O MOMENTO É INFINITO QUANDO O TEMPO NÃO EXISTE

             Quando você escreve sobre o amor, qual é a medida que você dá para o tempo? Deixei o copo sobre a mesa e olhei para o casal de namorados à minha frente e imaginei quanto tempo mais eles queriam ter para ficar juntos nesta noite. De mãos dadas, tão fortemente, que se o tempo estivesse preso entre as palmas, o próximo segundo seria contado daqui há muito, nem sei o que seria esse muito já tempo não poderia ser, dado ele estar preso entre as mãos dos eternos namorados que o prendiam com a firme determinação de jamais deixar o tempo passar, ainda que fosse um segundo sequer.

A medida que dou para o tempo numa crônica sobre o amor, é o infinito. De tão grande, já não pode ser medido! Com essa resposta, a garota que me olhava como uma aluna atenta em aula de revisão de conteúdo antes da prova, afrouxou a mão, talvez para permitir que o infinito ocupasse o lugar o não-tempo, mas o rapaz, ainda desconfiado puxou as mãos firmemente para si e perguntou se o infinito não seria talvez uma loucura. Sim, respondi, loucura de amor! Seus olhos se abriram enquanto virava o rosto para a bem amada numa expressão de pavor. Isso é loucura, se não posso prender o tempo para que não passe, como posso viver o infinito?

Estamos ficando loucos! Falaram isso tão juntos que parecia terem treinado para uma peça teatral. A garota me olhou desconfiada e perguntou: o que é a loucura para um escritor? A loucura, respondi, é a verdadeira expressão da liberdade! Então, se estamos loucos de amor, estamos completamente livres? Isso é meio apavorante! Sim, respondi como se fosse seu psicólogo, a liberdade é mesmo apavorante.

Eu quero a liberdade, disse o rapaz tomando as mãos da moça e olhando fixamente em seus olhos, é a liberdade que me permite o amor e é o amor que vai me dar o infinito do tempo para estar com você! Esta foi certamente uma das melhores declarações de amor que já presenciei. A garota tentou racionalizar e perguntou se ele tinha certeza, ao que ele respondeu sem pestanejar: A liberdade é a própria incerteza, a liberdade é justamente a possibilidade de nunca se estar certo.

Para finalizar, vou reproduzir só mais uma fala da garota e outra do rapaz. Onde foi mesmo que eu achei você? Perguntou a garota como se estivesse flutuando em toda essa filosofia. Numa expressão qualquer de liberdade! Foi a resposta mais convincente que ouvi. Eu não sei o que a liberdade me dá, mas é exatamente isso que me atrai, é quase como uma bebida forte que tira a gente da realidade!

Um comentário:

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...