Translate

terça-feira, 8 de setembro de 2020

O GRITO!!!!

             É no silêncio que se ouve a voz de Deus que fala no espírito como um vento suave que reconforta os corações angustiados trazendo a esperança de vida, e vida plena. O silêncio é a seara fértil do entendimento, razão das atitudes equilibradas. É do silêncio interior que vem a paz exterior e o falar adequado. É do silêncio que vem as palavras de sabedoria e é da sabedoria que vem o conhecimento e do conhecimento a dominação. Adão foi expulso do jardim porque comeu do fruto da árvore do conhecimento.

Não quero fazer uma dissertação sobre o pecado original, mas que tem sentido, ah, isso tem! Quem tem conhecimento domina quem não tem. Não saí de casa hoje, mas vi numa live um sujeito inteligente falando da importância de as pessoas se libertarem pelo conhecimento. Não falou nada sobre a bíblia, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, falou de conhecimento social, de processo de dominação, de gritar contra a exclusão.

Às vezes tenho vontade de gritar, levantar a voz e me fazer ouvir, pular, bradar pelo meu espaço, ser visto, reconhecido como sujeito social, ator na comunidade, detentor de direitos e merecedor do quinhão de renda necessária para usufruir dos bens que ajudo a produzir e me são de alguma maneira negados. Gritar para dar sentido aos sentimentos e encontrar iguais para acomodar minhas ansiedades e depositar meus projetos de vida em terreno fértil, alimentar minha solidão com outra solidão e fazer o milagre da paz que vem da balbúrdia.

Enquanto carrego meu silêncio pelas ruas ouço gritos que vem do conhecimento em publicidade. Um outdoor me oferece o novo modelo de telefone celular em pré-venda. O telefone ainda não existe e eu já devo comprar! As Casas Bahia gritam comigo, devo trocar imediatamente todos os eletrodomésticos. A Riachuelo está segura de que estou fora da moda. Quando finalmente ligo a televisão para me acalmar, vem o Bonner e grita que o Governo vai congelar os salários dos trabalhadores. É muita gritaria!

Enquanto os banqueiros gritam de euforia pelo aumento fenomenal dos lucros, os excluídos gritam no sete de setembro. Qual é o teu grito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...