Translate

terça-feira, 18 de agosto de 2020

QUERO VER ISSO

             Nem todas as coisas se pode ver, mas a curiosidade é tanta! E ver, nem sempre significa trazer a imagem até a retina dos olhos, às vezes pode ser simplesmente ver com a imaginação e, ainda que seja com os olhos, esse órgão responsável pelo sentido da visão, quando vemos, os raios de luz entram nos olhos, atravessam as estruturas oculares, que são a córnea, a pupila, os humores e o cristalino antes de chegarem até a retina. Não inventei, isso está tudo na internet para quem quiser ver, assim mesmo, com todas aquelas estruturas.

Não consigo ver o que está acontecendo! Essa expressão é comum quando os casais entram em crise e já não sabem mais como compreender o caminho dado ao relacionamento. Certamente não é o mesmo da luz da visão. Pode até ser, mas quando chega no humor a luz se desfaz e o relacionamento perde o sentido.

Queria um amigo tomar confidência comigo e pediu conselho sobre sua visão do relacionamento que estava prestes a ficar na escuridão para sempre. Nessas horas precisamos ser bem camaradas e ouvir todas as lamúrias com a segurança de que toda a verdade esteja sendo dita sem ter nenhuma necessidade de se ouvir a outra parte, pois isso levaria certamente a uma total desconfiança o que impediria que se pudesse ter uma visão, ainda que parcial do acontecido.

Tentei uma passagem bíblica e disse que talvez ele devesse tirar a trave do olho para ver o cisco que pudesse estar atrapalhando a visão da esposa. Cisco não, é problema na córnea! Não procurei explicações sobre isso, também não sei até onde vai seu conhecimento de biologia, sugeri que buscasse um especialista em restauração de casamentos e a surpresa foi grande quando ele disse que me considerava o melhor e por isso viera até mim. É a minha última esperança!

Já fiz análise de conjuntura econômica e palestras sobre globalização e neoliberalismo, mas o desafio que se me apresentava ainda não fora obra de nenhum trabalhado do qual possa acrescentar um milímetro em meu currículo. Pedi que tivesse um pouco de paciência, fiz um café e servi umas bolachas e gaguejei umas possibilidades de reconciliação que nem eu mesmo acreditava, por fim me confessei incapaz de apresentar qualquer solução viável para o caso. Veja, eu disse, meus quatro casamentos foram um fracasso, talvez eu seja mesmo um especialista em como o casamento dá errado. Isso, ele disse, quero ver isso, é esse o conselho que eu quero, quero saber como faço para acabar logo esse casamento que eu já não vejo mais a existência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...