Translate

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

PERGUNTAS

     Não sou daqueles que fica escutando conversas dos outros para fazer fofoca, nada disso, mas tem hora que a conversa se dá de tal forma que é quase impossível não dar atenção e torna-la pública, com o devido cuidado para não criar qualquer embaraço. Veja o curioso diálogo que presenciei entre dois homens, esta semana no calçadão enquanto as suas esposas faziam compras nas barracas de artesanato.

Estou pensando tirar umas férias. Férias? É, quando a gente para de fazer o que está fazendo por trinta dias é férias, não é? Mas, me diga por que tu estás querendo tirar férias justo agora que estamos no meio dessa pandemia? Se eu tirar férias quando a pandemia acabar, não vai todo mundo querer tirar férias também? Sim, mas quando todo mundo tirar férias fica mais animado, não fica? Fica, mas daí será que os preços não vão ficar tudo mais caro?

Quando ouvi seis perguntas seguidas para uma única resposta que foi dada antes mesmo da primeira pergunta, fiquei me perguntando, com perdão do trocadilho, se tanta pergunta poderia ser um diálogo que apresentasse alguma resposta. Não deu tempo de ficar pensando, pois a mútua interrogação continuou e eu não podia perder o fio do questionário.

Me diga: De que é que tu trabalhas? Eu? Te perguntei, não perguntei? Sim, mas tu és fiscal do trabalho? Não, tu disseste que irias tirar férias, não disseste? Disse, sim, não disse? Não queres me responder? Isso é do teu interesse? Pois vou dizer de mim para ver se facilita esse diálogo, sabias que estou aposentado? Então não estás mais trabalhando? Que achas? Não trabalhas e queres saber se trabalho?

Doze perguntas para nenhuma resposta chega a ser irritante. Fiquei ouvindo por puro dever de ofício. Notei que cada vez que um dos inquiridores pensava estar em vantagem demonstrava-o elevando o corpo ante a próxima interrogação e fazia gestos expansivos e então se sentava outra vez à espera do seu oponente inquiridor que procedia da mesma maneira.

Tu não achas perigoso tirar férias agora que a doença está se espalhando? Você sabe onde acontece o maior índice de contaminação? Onde tem aglomeração, não é? E onde é que o trabalhador se aglomera? No transporte coletivo? Então, se eu tirar férias, não vai ser menos perigoso? Bom, tenho que concordar, mas tu vais viajar? Não vais?

Mais oito perguntas, e eu me peguei contando cada uma delas como se contasse os carros que passam pela rua. Confesso que esse interrogatório de respostas perguntadas não ajudou a entender as afirmações que poderiam estar subentendidas, então resolvi perguntar o porquê de tantas perguntas e nenhuma resposta e a resposta veio em uníssono: E tem alguém que dá respostas neste país? Você já viu o governo dar alguma resposta para o povo?

7 comentários:

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...