Translate

sexta-feira, 26 de junho de 2020

GENTILEZA

Por mais que se diga o contrário, a gentileza não é uma prática muito bem aceita socialmente. Da primeira vez que eu ia dizer isso, não disse, pois seria fortemente criticado por todos que defendem o contrário, mas defender o contrário já é algo assim meio, digamos não muito gentil, poderia pelo menos concordar gentilmente para só então discordar cordialmente. Eu devo estar sonhando ou vivendo em outro planeta, por isso ainda não me atrevi a afirmar a não aceitação social da gentileza.

Foi preciso encher-me de coragem para publicar aqui no face book e no blog essa possibilidade de que talvez eu venha mesmo de alguma forma defender a ideia de que a gentileza possa ser boa.  Quase todas postagens que vejo nas mídias sociais são ranços políticos e ataques verborrágicos de pessoas que quase não conhecem o assunto. Peço permissão ao Sr. Mark Zuckerberg para defender algo que parece estar em total desacordo com o pensamento corrente.

Já vou me desculpando, antes que algum eventual leitor mais atento perceba, pela afirmação que fiz acima sobre a falta de conhecimento das pessoas rançosas. Não é exatamente falta de conhecimento, talvez seja conhecimento distorcido pelo excesso de notícias falsas ou tendenciosas que geram uma doença contagiosa chamada: Conhecimento Parcial, Distorcido e Estereotipado, que tem a sigla COPADIES. Observação: a sigla acabou de ser criada neste exato momento.

Feitos os esclarecimentos, vamos aos contraditório, gentileza não provém do consciente coletivo, então talvez seja do inconsciente ou do subconsciente. Se fosse do inconsciente, os animais irracionais seriam gentis e não o são, em geral usam da força bruta para conquistar seus espaços. Daí só me resta imaginar que seja do subconsciente. O subconsciente, segundo Freud nunca mente. É no subconsciente que alojamos todas as informações que recebemos e é de lá que tiramos nossos conceitos de verdade ou mentira e também se devemos ser gentis os rançosos, então quando nosso subconsciente estiver cheio de informações gentis seremos gentis e essa gentileza certamente será capaz de quebrar a resistência do conhecimento COPADIES, gerando um comportamento diferente disso que vemos todos os dias o dia todo nas redes sociais. Viva a GENTILEZA!

E aí eu me permito fazer uma pequena alteração na belíssima frase da prima Classi que diz: (" quanto mais gentil for com o inconsciente mais fácil vai quebrar a resistência do conhecimento. " Claci Geheln), eu diria subconsciente em vez de inconsciente.

 

 

Elairton Paulo Gehlen


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...