Translate

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

RESILIÊNCIA


Palavra bonita de se escutar!, esse ‘zil’, ‘resil’ soa como música, parece um pouco ... não, não parece. Que foi compadre? É que eu ia dizer que parece ... deixa para lá. O quê compadre? Essa palavra eu nem sei o que significa! Meu filho que me falou ela ontem, e depois que ele me falou eu nem consegui dormir, só pensando.

Parece residência. Residência, compadre? É, tem residência que é tão grande que dá para uma favela inteira morar dentro dela. E tem favela inteira que não tem residência para morar! É compadre... .

Também parece resistência! Não, isso não é, se não a ministra, aquela do azul e rosa, ia proibir de se ensinar nas escolas. Verdade! Resiliência... zil, resil... Estou querendo dizer, mas acho que não vou, não. Diga logo compadre, você é muito teimoso!

Isso, foi de teimoso que eu aprendi que apanhando a gente segue o caminho que traçou. Cada pancada que levei fez eu endireitar o caminho e permanecer no meu trajeto. Endireitar, compadre, mas você não era de esquerda? Endireitar para ficar na esquerda, só que mais entendido que antes, entendeu?

Mas essa vida tem problemas demais para a gente continuar no mesmo trajeto! Problemas, compadre, é essa coisa que fica entre o que nós somos realmente e o que gostaríamos de ser, é essa tensão. É isso que é a substância da vida! Que que isso tem a ver com resiliência? Sei lá compadre, eu não sei o que que é essa tal de resiliência, mas eu sei que empatia é quando a gente se coloca no lugar da outra pessoa e vê os problemas que ela tem.

E o que que isso tem a ... deixa para lá! Se tem problema, tem que ter tenacidade, que é para remoer os contratempos e as desilusões e até as injustiças para alcançar o objetivo. Entendeu? Endireitar o caminho para continuar na esquerda!

Oi pai, tão falando de que? Resiliência, meu filho. Ah, então o senhor foi pesquisar e agora sabe o que é! Não filho, não sei e o compadre também não sabe. Está bom, vou explicar então: “Resiliência é uma palavra que junta dois termos do latim: o verbo silie (saltar) e o prefixo re (novamente) sendo entendido atualmente como saltar de volta ao estado normal”. Ah, então é isso, mas não entendi. Eu também não.

Tá, vou explicar de outro jeito: “Resiliência significa voltar ao estado normal, resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, geralmente após alguma situação ruim e fora do comum”. Agora entendi, é endireitar o caminho para continuar na esquerda!

Mas compadre, que que você ia falar que parece... Ah, é bonito o som: zil, resil. Eu ia dizer que parece Brasil! Não é não, compadre, não é mesmo!

 

Elairton Paulo Gehlen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...