Translate

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

EU SÓ BRINCAVA COM AS PALAVRAS


Juntei as quinquilharias,

Fiz um balacobaco,

Não fosse a ziquizira,

Eu saía do buraco!

 

Mas era tanto zumzumzum

Que tive um faniquito,

Mandei tudo para o beleléu

Depois que tive um Siricutico.

 

Saí andando em ziguezague,

Vi a moça das bugigangas

Na hora senti tanta vontade

De consumir uma burundanga!

 

Sorri feito serelepe,

Aquele andar feito borogodó,

Balançando a mala de quinquilharia,

Deixou meus pensamentos dando nó

 

Na esquina tive um piripaque,

Aí me chegou um mequetrefe,

Disse que ia me ajudar,

Virei e dei um tabefe.

 

Tive uma epifania,

Parou um guarda municipal

Perguntou se era vesânia,

Ou se me sentia mal.

 

Fiz um epidítico,

Me vi cercado por muitas caretas,

Diante da plateia,

Epífane, eu só brincava com as letras!

 

 

Elairton Paulo Gehlen



Significado das palavras:  



Quinquilharia
Refere-se a objetos com pouca importância, utilidade e valor



 

Balacobaco 

Indica uma farra bem animada e barulhenta. Pode indicar também uma coisa que é muito boa, com caraterísticas excepcionais.

 

Ziquizira

Refere-se a uma má sorte ou a uma doença desconhecida

 

Faniquito

Indica uma crise nervosa.

 

Beleléu

Refere-se à morte e ao fim de algo que desaparece ou não tem sucesso.

 

Siricutico

Indica um chilique provocado por ansiedade.

 

Burundanga

droga do tipo alcaloide tropânico cujo efeito consiste em anular a vontade de quem a ingere, sendo que a pessoa que a consome fica completamente submissa perante as ordens de outros.

 

Borogodó

Refere-se a um atrativo especial, um charme irresistível.

 

Piripaque

Refere-se a um ataque nervoso ou indisposição súbita.

 

Mequetrefe

Indica uma pessoa enxerida e intrometida. Pode indicar também algo ou alguém sem importância e valor.

 

Epifania 

aparição ou manifestação de algo, normalmente relacionado com o contexto espiritual e divino. 

 

Vesânia

denominação genérica das diferentes formas de perturbação ou alienação mental.

 

Epidítico

Discurso demonstrativo, ostentoso


 

Epífane


Aquele que se manifesta com esplendor, ilustre. Palavra de origem grega, que significa visível, manifesto, evidente, ilustre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...