Translate

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

ENTREVISTA











ENTREVISTA 


A cortina baixa lentamente, mas ainda dá para ver o astro que brilha no palco mais importante do teatro. Dantesco. Essa palavra veio à memória porque o filho, que estuda no curso de letras, passara o fim de semana a falar sobre o inferno de Dante. Dantesco, mas muito bonito! Tinha acabado de ‘fichar’ o livro, atravessara o inferno, o purgatório e o Céu. Esse pôr do sol é tão maravilhoso que vale a pena trabalhar o dia inteirinho só para aplaudir essa peça do teatro da vida. A essas horas o trabalho já foi entregue.


            Algumas nuvens flutuam lentamente antecipando a escuridão da noite, mas deixando um restinho de sol ainda visível na manteiga do horizonte. Aos poucos a cortina está tão baixa que só se vê no teto do teatro um mar de estrelas piscando. Lá não tem agrotóxicos, nem contaminação de coisa alguma. Está vendo aquele satélite? Aposto que é espião dos Estados Unidos! É, tem contaminação e muita!


            Meditabundo, macambúzio, sorumbático. Que é isso mulher? Está me xingando? Tô não. Só estou vendo você aí tristonho. Tô triste não. Estava vendo o pôr do sol mais lindo do mundo e pensando que o meu trabalho é o mais importante do mundo. Tu gostas da natureza! Cultivar sem veneno, mandar todos os resíduos para a reciclagem. Vamos para dentro que hoje o patão vai dar entrevista na televisão, pediu para nós ver.


            Olha homem, como o patrão está bonito na televisão! Esse terno deve custar uma fortuna!, deve ser importado, e a gravata!, está vendo o sapato? É de couro de jacaré! Você está vendo? Não, mas fiquei pensando em qual carro que ele foi para lá. Eu queria ter pelo menos um desses popular, ele tem quatro, tudo de luxo. A gravata combina com a camisa e o terno. Estou pensando no carro dele.


            O tema de hoje é preservação do meio ambiente, anunciou a apresentadora. Na minha propriedade, EU faço todo o trabalho de separação dos materiais que vão para a reciclagem. Também não uso agrotóxicos, a minha produção é de orgânicos e EU combato as pragas e insetos com produtos naturais...


            Ih, o patrão vai mandar eu embora. Por que homem? Não viu ele falando que é ele que faz tudo aqui? Para que ele quer eu? Não homem, ele não pode mandar tu embora. Ele pensa que tu é ele e se ele mandar tu embora ele fica sem tu, daí ele fica sem ele. Entendeu?


(Elairton Paulo Gehlen)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...