Translate

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

PATRICINHA


Aproximou-se do espelho para ver detalhes da sobrancelha que fizera no salão, mas afastou-se rapidamente. Melhor olhar de mais longe! A sobrancelha ficara maravilhosa. Lavou o rosto com o sabonete facial e limpou a pele com água micelar, passou o creme hidratante, o creme antirrugas e o filtro solar. Aproximou-se novamente do espelho. Melhor olhar de longe!

Virou para o lado onde estava o espelho de corpo inteiro. Passou as mãos pelo cabelo, viu-os em câmera lenta esvoaçando pelo ar. Nada como uma tinta para rejuvenescer! Abriu um sorriso e foi abrindo o roupão. Lentamente soltou o cordão que o prendia pela cintura, as cortinas se abriram e surgiram dois seios, firmes, redondos, a barriga de tanquinho recebeu um elogio e os seios um acolhimento com as mãos. Com o indicador e o polegar seguros, a cortina se abriu por completo e a estrela mostrou seu espetáculo! Olhos fixos na musa, percorreu todo o perímetro para conferir as curvas e as ondas. É muito sacrifício: academia, lojas, salão de beleza! Mas vale a pena. Se eu fosse homem, me apaixonava imediatamente!

Como bom psicólogo, o terapeuta aguardava tranquilamente que o tempo do atraso fosse vencido. Ela paga para me fazer esperar. Catorze minutos desperdiçados e a porta se abriu. Hoje eu quero deitar no divã! Não tinha divã, mas tinha uma poltrona reclinável e um apoio para os pés. Sentou-se quase deitada e fechou os olhos. Desde o banho da manhã vinha flutuando em sua própria admiração. Eu me acho uma mulher muito bonita! Isso é narcisismo?

- Hum...

Hum... significa... não sei o que significa. Não queria mesmo saber a opinião dele, estava vendo sua própria imagem flutuando nas nuvens. Imagem em HD, 3D. 360 graus. Tinha todo o céu ao seu redor.

- Hum...

Então narrou, sem nem saber que estava narrando, tudo o que via, e tudo o que via, era o que tinha visto no espelho. Fazia caretas, mexia com as mãos, esfregava as pernas uma na outra. Por vinte e cinco minutos teceu todos os elogios possíveis e imaginários ao seu próprio corpo.

- Hum... – disse o terapeuta pela terceira vez e emendou – você está vendo o que tem por fora, mas.... e por dentro, quando é que você vai olhar?

Despencou das nuvens com aceleração muito superior à da gravidade, estatelou no chão e ergueu-se da poltrona esperneando e com os olhos arregalados, o coração aos solavancos, o apoio dos pés voou para longe.

- Dentro! – ela disse – dentro não tem nada!

 

Elairton Paulo Gehlen

3 comentários:

  1. Se fossem só as patricinhas...
    Esse substantivo me remete a adolescentes, pena que cada vez mais pessoas com idade avançada continuam com a síndrome da patricinha... senhoras fúteis, cheias de ocos, superficial, vazias....

    ResponderExcluir
  2. Me refiro patrcinha como substantivo e não adjetivo, porque para muitos essa palavra é o mesmo que nome próprio, qualidade e nan defeito!

    ResponderExcluir
  3. SOMOS TODOS IGUAIS, PERANTE DEUS, VOCÊ JÁ OLHOU SEU LADO INTERNO, DENTRO INTERIOR,O QUE FEZ DURANTE TODA A VIDA, COMO TRATOU SEU PRÓXIMO.EU ME VEJO NO ESPELHO TODOS OS DIAS, E VEJO O QUANTO SOU BELA, APESAR DE MEUS 60 ANOS,A VIDA E SIMPLES AS PESSOAS QUE SE COMPLICA, POR CAUSA DO STATUS, MAQUIAGEM, BATOM, SALÃO MANICURE,PEDICURE,CABELOS, DA UMA BOA LEVANTANDA, NO ASTRAL. MAS E O INTERIOR COMO ANDA. AKI pRETA

    ResponderExcluir

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...