Translate

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

E O ANO ESTÁ SÓ COMEÇANDO

 

Todo janeiro começa com todo mundo querendo tirar férias e eu, mesmo em casa, muitíssimo ocupado com o pênfigo, curti uns dias na praia de Itapoá, pela internet, quase como se lá estivesse de verdade. E eu não estava só, milhões de brasileiros queriam estar de férias no mês das férias, mas este período tem alguns inconvenientes: em primeiro lugar as férias ficam para quem tem mais poder e; em segundo, para quem tem mais dinheiro, o que não é o caso da maioria dos brasileiros.

De férias, o Congresso Nacional foi destruído, juntamente com o Supremo Tribunal Federal e parte do Palácio do Planalto por um bando de cidadãos que pensavam ter feito uma viagem de férias para Brasília, mas quem estava de férias mesmo eram os patrocinadores que, não querendo se expor, ficaram de longe vendo os pobres coitados serem presos em flagrante, enquanto o Secretário de Justiça do Distrito Federal, que deveria cuidar da segurança, estava de férias nos Estados Unidos.

Janeiro agoniou seus últimos dias enquanto as notícias que nos chegam do Norte são por demais aterradoras acerca das condições de vida dos povos Yanomâmi, que não estão de férias, estão morrendo de fome, enquanto a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos está de férias em Brasília, totalmente esquecida dos direitos humanos ou esquecida sempre esteve que Indígenas Yanomâmis são também humanos. São vidas humanas que moram em Roraima, um lugar quase fora do Brasil e tão perto da Venezuela que me fez lembrar da moça que encontrei no semáforo da esquina das ruas Hayel Bom Faker com a Ponta Porã. A moça, com uma placa pendurada no pescoço implorava que os passantes lhe comprassem os doces que vendia para que pudesse dar sustento aos seus filhos. Uns e outros, a moça do semáforo e os povos Yanomâmi, rejeitados por um povo de um país que se diz cristão. Os Yanomâmis por serem indígenas e a moça do semáforo por ser Venezuelana.

Meu filho também está de férias, semana que vem começam as aulas e eu me lembro dos pastores evangélicos que pediam até barras de ouro em troca de projetos para a educação no Brasil. Certas horas dá medo da educação! Aqui em Dourados, ano passado se gastou R$8.000.00,00 para comprar Kit Robótica que as escolas ainda não viram onde está, mas o dinheiro, púbico, já foi, em barras de ouro?

Mas já temos o milagroso fevereiro transformando tristezas em alegrias, nem que seja por quatro dias de samba, sonhos e ilusões. É quando as escolas vão para as ruas arrastando multidões num sistema totalmente libertino e alucinógeno. A multidão hipnotizada pelo calor da música e da propaganda da TV sai atrás de uma ilusão do mesmo jeito que corre atrás do sucesso o ano inteiro no sistema capitalista que nunca vai garantir o sucesso de ninguém simplesmente porque o sucesso dos trabalhadores seria o fracasso do sistema que os precisa pobres e submissos, como no carnaval, onde as escolas sempre colhem os frutos do carnaval deixando os Pierrôs e Colombinas sempre a esperar um final feliz que nunca chega.

Enfim, tomam posse os congressistas, jurando endireitar o País, nem que seja do jeito torto. Um Congresso mais à direita para um Governo mais à Esquerda. Eu fico no meu canto, quinta-feira tem encontro dos velhos comunistas de Dourados, lá vou eu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...