Translate

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

PINTOU UM CLIMA

             Fim de semana chegando e está pintando um clima que me deixa esperançoso, afinal estou divorciado pela quarta vez e sempre que pinta um clima é sinal de que pode ter um quinto divórcio e divórcios são emocionantes, mesmo não sendo muito lucrativos, aliás bem prejudiciais às contas bancárias. Pensando bem, só com o divórcio é que deveria ‘pintar um clima’ com as garotas venezuelanas, mas eu não moro no Planalto onde tudo parece permitido, até mesmo chamas ardentes que nunca se apagam numa eterna fogueira imbrochável, então melhor me contentar com um clima mais ameno e deixar a imaginação esquentar o travesseiro enquanto escrevo cartas no SLOWLY.

E por falar em fogueira, tem um ‘clima’ nas igrejas evangélicas que parece ter acendido fogo muito estranho entre os filhos de Arão. Um igreja do Evangelho Quadrangular de Dourados fazia campanha explícita para um candidato “da igreja” que defendia nada mais, nada menos, que a candidata Soraya Thronicke, até aí tudo normal, não fosse o fato de a candidata ser sócia proprietária de uma rede de Motéis, que no Brasil não são só lugares para se passar a noite, mas efetivamente símbolos de relacionamentos, digamos, não muito aceitos pelos ‘crentes’, bem, até o ‘clima’ esquentar e Nadabe e Abiú começarem a fazer arminha com as mãos, aí liberou geral.

Mas eu sou escritor e quando pinta um clima dá logo vontade de fazer um texto ou uma poesia. Um clima romântico, claro, daqueles que deixa a gente assim meio sem jeito e sem noção. E olha que nem precisa ser a bonitona que passa na rua em direção à praça como se fosse a Garota de Ipanema indo para a praia, às vezes o ‘clima’ vem de longe e eu fico procurando no teclado do computador as letras certas para a poesia e na distribuidora a bebida certa para dar um clima para as ideias, lá no Planalto é tudo ao vivo e em cores, basta ser imbrochável e ver as garotas de São Sebastião, mesmo sendo menores de idade. Que que tem se pintou um clima?

 As ruas estão cheias de pessoas e o clima, que é de primavera, esquenta quando o assunto é futebol ou política, meu grêmio já está na primeira divisão  e eu divido meu tempo entre as letras, o quintal e uma boa caminhada pelo Parque Alvorada onde tem muitas bandeiras do Brasil estendidas do lado de fora das casas simbolizando que os moradores não são exatamente patriotas, mas bolsonaristas e eu tento memorizar cada uma dessas casas porque, se acaso pintar um clima a primeira coisas que eu vou tentar saber é se a incendiária é moradora de uma dessas casas, estou muito velho para radicalismos e meu sangue é vermelho. Por hora, estamos pintando a casa, eu e meu filho, mais ele do que eu, e está pintando um clima de mais alegria, aproximação e felicidade nesta nossa ‘nova’ casa. Domingo tem eleição e está pintando um clima de esperança!

3 comentários:

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...