Translate

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

NO PODER


Estava confortavelmente sentado em sua cadeira naquela sala ampla acarpetada, uma mesa enorme de trabalho para amenizar a preguiça, plantas para amenizar o concreto, quadros na parede para amenizar a rudeza do poder e claro secretárias lindas para amenizar as lembranças de casa. Tinha sofás e poltronas para amenizar a dureza do coração, até um padre benzeu o gabinete para amenizar a abundância de pecados. A depressão se alegrava em garrafas de uísque escocês e o povo estava sempre do lado de fora, dele não se precisa de nada para amenizar. Só uma empresa de segurança terceirizada.

Ainda era cedo da tarde e o sol iluminava o bosque realçando o amarelo vivo dos jacarandás e os jardins onde as primaveras esbanjam milhares de flores rosas. Bora trabalhar que hoje é dia de branco! De negro também! Igualmente explorados, viviam cada dia como se aquele dia específico fosse o dia decisivo para todos os outros dias de suas vidas. Só por Deus, compadre, falta uma semana para o salário.

No lusco fusco o espanéfico circuncisfláutico temulento suplica por Asclépio que lhe envie Panaceia. Alguém precisa trazer um remédio para mim, acho que estou ficando hipocondríaco! Você está ficando afetado de um mal que provém de um recipiente para líquidos, geralmente de vidro e de forma alongada e cilíndrica, cuja abertura é mais estreita do que o bojo. A reunião tinha acabado. O uísque também, mas o sentimento ruim que apertava o peito e causava falta de ar todo fim de dia não perdera a hora.

Simbora que o dia já foi! Vou ao mercadinho do Zé Colonial vê se ele me vende mais um fiado. Vendo, sim, sei que vai pagar semana que vem.

Boa noite doutor, se precisar é só chamar. Só se for para me levar pro hospital! Maria! Sim doutor. Esquenta a janta que ainda não comi. Sim doutor. A patroa... . Já se recolheu doutor. Não precisa avisar, eu vou dormir no meu quarto.

Tá aqui muié, trouxe o que me pediu. Que mais que tu trouxe? Ainda não posso contar, bota a janta que eu vou tomar banho e gastar um pouco daquele perfume do camelô. Tá cheroso homem, foi esse que tu comprou foi? Continua com essas mãos que essa é a melhor paga que um homem pode dar quando o dia deixa de ser dia e a noite passa a ser noite, vai clareando o entendimento que nem precisa de palavras e anuviando os pensamentos que são feitos do entendimento das palavras. Nessas horas não preciso dos pensamentos, só dos sentimentos...

 

 

Elairton Paulo Gehlen

Um comentário:

  1. Um estilo que consegue de forma irônica e bem humorada fazer questionamentos interessantes sobre a sociedade. Parabéns.

    ResponderExcluir

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...