Translate

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

DAQUI À POUCO EU SONHO

 



Sonhos, quem não tem? Se fizer uma pesquisa acho que ganhar na mega sena vai estar em primeiro lugar no sonho de todos os brasileiros. Ainda mais se for a mega da virada! Está cheio de crentes crendo que o deus dinheiro pode fazer o milagre da felicidade. Eu apostei. E você?

Já apostei em muitos outros sonhos também. Há anos que venho alimentando o sonho de ter um motor home. Sair por aí com liberdade, estacionar próximo do mar o de uma cachoeira e desfrutar de lugares maravilhosos onde a natureza é exuberante. Quem não quer? É só ter dinheiro, então, se ganhar na mega sena tudo estará resolvido.

Meu sonho é passear bastante, tipo um ano sabático. Andar por lugares diferentes, conhecer pessoas diferentes e viver experiências diferentes. E, se é para ser diferente é porque o igual não está agradando. O lugar, as pessoas e as experiências. Parece que há um senso comum de que é preciso sair do lugar onde estamos para que a vida seja agradável. Parece que as “outras” pessoas são melhores e a vida tem mais sentido em outros lugares. Se uma casa de 80 metros quadrados parece pequena, por que um motor home de 10 metros parece grande o bastante? Se as pessoas que conheço não boas o suficiente, como posso crer que estranhos serão melhores? Se não dou conta de administrar o que ganho, como posso confiar tão intensamente em uma aposta que só tem probabilidade de ser vitoriosa na proporção de 1 para 50 milhões? Tem algo de errado com o sistema ou é comigo?

Mas, sonhar é livre! E eu sonho, dizem que o sonho é o alimento da vida. Agora estou sonhando numa praia maravilhosa do Sul do Brasil: Praia do Cassino, a maior praia do mundo. Repito: lindíssima!  Mas tem um tal de vento Sul que incomoda tipo um pesadelo. Meu sonho para a semana que vem é ir para alguma praia no litoral do Paraná ou Santa Catarina. Como ainda é um sonho não sonhado ainda não tem pesadelos. Não ganhei na mega sena então terei que bancar o sonho com as economias que guardei e a felicidade que se organize para se encaixar nos recursos disponíveis, afinal já me dispus a sair de casa e procurar lugares diferentes com pessoas diferentes e viver experiências diferentes. Estou fazendo a minha parte.

O sonho de todo capitalista é ser o dono da praia, mas daí vem logo o pesadelo de que isso é ilegal. De que adianta ter tanto dinheiro se a lei não permite que se gaste do jeito que se quer, tipo comprar as melhores praias do Brasil? Seria um sonho teu uma praia bem particular. Daria para andar pelado nela! Se bem que para isso tem as praias de nudismo. São espaços privativos, onde só podem frequentar pessoas que se disponham a ficar peladas mesmo. Quase como se fossem privatizadas. São quase os sonhos dos capitalistas, mas eles gostam de andar vestidos e a maioria deles são preconceituosos. Daí vem o dilema: O capitalista quer por que quer a praia privada, mas a lei não permite. Ele olha e vê a praia privativa para quem não tem nada, nem se quer roupa para vestir. Isso é um pesadelo!

Vou tomar uma cerveja e ver se acho uma causa para lutar, mas só depois de passar uns dias de férias na praia!

Um comentário:

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...