Translate

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

ENGANANDO O TEMPO

 



O tempo passava normalmente até um tal de Einstein resolver que o tempo é relativo. Daí em diante virou uma bagunça! Nos últimos tempos, cientistas de quase todo o mundo andam dizendo que os órgãos internos das pessoas envelhecem de forma diferente, como se o tempo passasse mais de pressa para uns e mais devagar para os outros.

Não há como discutir com cientistas no campo da ciência, mas posso discordar e até concordar no campo da literatura. Supondo que fosse jogo de mata-mata, com um jogo em cada campo, eu diria que na Arena Ciência eu levaria uma goleada deixando a decisão para a Arena Literatura, onde a poesia e a prosa fazem golaços. Com um pouco de inspiração posso reverter o placar e levar o troféu!

Às vezes é o tempo que me engana. Me distraio e triiiiimmmmm! Estou atrasado! Onde estava o tempo durante minha distração? Distraidamente o tempo passa como se ninguém mais tivesse compromissos. Os compromissos que se danem! Tem tempo que o relógio nem marca de ruim que é, mas tem tempo que de tão bom, até o relógio dispensa de registrar.

E o tempo não é só do relógio. Este ano o tempo anda distraidíssimo. Desde julho que o tempo do frio está um calorão dos diabos! E olha que diabo parece mesmo gostar de calor. Deus me livre! Não fosse a energia solar e eu já estaria em tempos de miserabilidade só pagando conta de luz.

Hoje me dei conta que já estamos no tampo de comemorar o Natal. Parece que era ainda ontem quando recebi uma mensagem no Messenger, e era dia 06 de janeiro! Por onde anda o tempo que ficou entre essas duas datas? Deve ter derretido nas ondas de calor que já duram muito tempo!

Nem posso dizer que não aproveitei o tempo que agora me sobra desde que aposentei. Em sete anos já fiz a revisão da vida toda umas quinhentas vezes, e olha que são mais de sessenta anos! A vida inteira passei esperando pelo tempo da aposentadoria, e agora me pego pensando na vida inteira que passei, sem saber muito bem o que fazer com o tempo que sobra.

Como dizem: Sobra tempo, mas falta energia. Suspeito que tem alguém se apropriando do tempo quando ele parece ser o melhor das nossas vidas. Quando estamos cheios de energia nos dão metas de trabalho para cumprir, cobram nossa fidelidade com a empresa, nos enrolam com o discurso que somos colaboradores e até dizem que a empresa é uma família à qual pertencemos, até um dia somos deserdados e postos para a rua. Com muita sorte saímos com o título de aposentados e redução de cinquenta por cento nos salários.

Daí pegamos uma doença crônica e tomamos muito corticoide para tratar, daí o corticoide provoca efeitos colaterais e o médico nos proíbe de comer carne, doces, derivados de leite, algumas frutas saborosas como manga e, ainda, nos diz que o remédio pode causar tremedeira, cãibra, taquicardia, glaucoma, etc. E o tempo, que era para ser nosso, passa a ser do médico, passamos horas a fio no consultório esperando pelo atendimento e gastamos todo nosso dinheiro nas farmácias.

Acho que o tempo anda meio enganado comigo, comprei uma barraca, tá na hora de ter um tempo para mim!

Um comentário:

  1. Concordo plenamente ,conhecer lugares diferentes, e se curtir, você merece.

    ResponderExcluir

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...