Translate

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

ATRASADO...

 



Acordei hoje e vi que estava atrasado, bom, até aí nenhuma novidade, tenho andado atrasado pela vida toda e com um pouco de sorte me atraso também para o fim dela. Não que eu já tenha marcado dia e hora com a morte, nada disso, ela que se vire e lute porque, como eu já disse, vou viver mil e trezentos anos e se tudo der certo ainda me atraso.

Atrasar faz parte da vida de muita gente. Meus pais tiveram quatro filhos, adivinha quem chegou por último? Eu, né! Quase não sobrevivi, foi uma sangueira de hemorragia para todo lado. Na faculdade, entre o primeiro vestibular e a primeira formatura foram exatos vinte e um anos e depois mais doze para o diploma que eu realmente desejava: Matemática! Em 1.988 me inscrevi para um concurso público para trabalhar na Caixa Econômica, o limite de idade era de trinta anos, eu tinha.... trinta anos. Quase!! Trabalhei na Caixa por vinte e oito anos e me aposentei, sem nenhum atraso!

Casei com vinte e dois anos e já separei quatro vezes. Atrasadíssimo para saber como se ama de verdade. Mas um dia se aprende, pois o amor é paciente, não se ufana e tudo espera. Ainda bem! Minha filha mais velha tem quarenta e dois anos, o mais novo, vinte e um, desculpa aí pela demora! Meu desejo de ser escritor se manifestou quando tinha vinte e cinco anos, meu primeiro livro saiu perto de meu quinquagésimo nono aniversário! Fui convidado para ocupar uma cadeira na Academia Douradense de Letra em sua fundação, há trinta e dois anos, vou tomar posse no próximo dia 20 de outubro.

Atrasos são assim: a gente deixa para depois e daí deixa para depois outra vez e quando vê já está atrasado. Uma vez me atrasei para tomar o avião, mas foi em Brasília, lá tudo anda atrasado mesmo. Certo dia, ou talvez tenha sido o dia errado, cheguei muito atrasado em casa, de madrugada, e acabei ficando dias e dias de atraso na cama...

Se pudéssemos algum dia não nos atrasar em nada, será que a vida teria, ainda, alguma graça? Acordar na hora certa e nunca mais ter o prazer de se espreguiçar e dizer: “Tô atrasado, mas tava tão bom ficar na cama mais um pouquinho! ” Essa sensação de quebrar a regra da pontualidade é uma delícia! A principal regra num casamento é o atraso da noiva. Artistas sempre sobem ao palco com atraso e o povo ovaciona! Quem não gostaria de chegar atrasado ao trabalho na segunda-feira? Tirar o atraso é uma das coisas mais prazerosas que existe. Quem não gosta?

Atrasos às vezes custam caro. Parcelas das lojas tem juros altíssimos. Empréstimos bancários tem juros escorchantes. Cartão de crédito tem juros absurdos e imorais. Mas nem tudo é dinheiro, alguns atrasos custam a paz e até atrasam o desenvolvimento. Arrependimento quando chega atrasado pode causar danos irreparáveis. Muitos morrem sem se arrepender e perdem as delícias do Céu. Tomara eu não me atrase, pelo menos nisso!

2 comentários:

  1. Acho que essa coluna você se atrasou em postar deveria ter postado a alguns anos rsrs
    Abraço mano novo

    ResponderExcluir

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...