Translate

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

TERRITÓRIOS OCUPADOS

 



Não sei bem definir o que é um território ocupado, mas me ocupo muito bem em buscar um território para ocupar em minhas idas e vindas do amor, que nada mais é do que uma ideia de relacionamento afetivo. Há muitos anos que Israel ocupa ilegalmente territórios palestinos na Cisjordânia, causando confusão num lugar de paz. Conflitos assim acontecem na vida da gente. Meu território foi ocupado e tive que lutar por anos até que deixei tudo e fui ser estrangeiro na cidade onde não quero viver.

Meu lugar é no campo, talvez próximo do mar da Galileia, quem sabe no Pantanal Sul Matogrossense, ou numa praia do nordeste. Talvez, ainda, no Sul do Brasil ou em Cuba. Sou um comunista de carteirinha, daqueles que lutam a vida inteira pelo fim da propriedade privada e do controle dos meios de produção por uma classe social sobre a outra. Não lutei na segunda guerra mundial e também não presenciei a fundação do estado de Israel em 1.948. Quando nasci, dez anos depois, os descendentes de Ismael já lutavam contra a existência de um país tradicionalmente inimigo naquele lugar.

Um lugar! É isso que eu preciso. Um lugar onde possa sossegar minhas lutas e descansar as ideias. Folgar. Não pensar em nada, sequer no tempo! Preciso de tempo para viver, ando muito ocupado enquanto a vida passa. O povo da Palestina tem expectativa de vida de aproximadamente dezessete anos. Quantos anos eu já vivi de verdade? Talvez eu ainda tenha um pouco mais que isso para viver e não posso desperdiçar em lutas inglórias. Quem quiser que ocupe os territórios, eu vou pro mar da Galileia!

O mar da Galileia tem águas doces e se eu não quiser ser encontrado posso dizer outros nomes: Mar de Quinerete, Lago de Genesaré ou Mar de Tiberíades e não estarei mentindo, estarei em vários lugares ao mesmo tempo e ainda assim no mesmo lugar: o mar da Galiléia. E, ainda que as águas se agitem em tempestades repentinas, terei quem acalma as águas agitadas do meu coração. Israel está muito agitada, mas busca calmaria em quem patrocina a violência. Os Estados Unidos não serão nunca calmaria, eles vivem da guerra!

Mal me dou conta e já estou em conflito. Ismael e Isaac eram irmãos, mas Isaac era filho da promessa. Já prometi para mim mesmo que não lutarei contra meus irmãos. Vou morar no Sul ou no Nordeste, tanto faz, o que eu quero é viver em paz. Paz em Israel, nos territórios palestinos, em Cuba, paz dentro do meu coração.

3 comentários:

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...