Translate

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

NA ESTRADDA II

 



O caminho segue, de Kombi, de Rio Grande até Tapes: 230 quilômetros; os pensamentos voam pelo asfalto e as emoções vão junto, às vezes ultrapassando a velocidade do veículo, às vezes lentamente como se não estivessem interessadas no caminho. Tapes existe, é uma cidade antiga, fundada no século XIX, teve origem numa fazenda de produção de charque. Tapes tem o privilégio de estar às margens da Lagoa dos Patos onde uma linda praia atrai muitos turistas. Quando chegamos na área de camping, estava acontecendo um festival de música e teatro em comemoração ao encerramento do ano letivo das escolas municipais; os filhos orgulhosos no palco e os pais mais orgulhosos ainda aplaudindo tudo de certo e de errado nas apresentações que pais são assim mesmo!


No dia seguinte deixei meu filho em Porto Alegre e segui na poesia até Torres. Sim, na Poesia, esse é o nome de batismo da Kombi. Em sua homenagem vou lançar, no início do próximo ano um livro, claro, de poesias. Em Torres eu e a Poesia apreciamos uma das praias mais famosas do Rio Grande do Sul; praias e belos paredões de pedras que separam o mar do continente.


Me despedi do Rio Grande do Sul e a Poesia me levou até um lugar onde aconteceu uma das lutas mais importantes do Sul do Brasil: A Revolução Farroupilha, na batalha do dia 22 de julho de 1839 entre a então República do Rio Grande e o Império do Brasil, consagrou para sempre a memória de Anita Garibaldi, a mulher invencível de dois mundos. Na praça do Centro Histórico tem um museu que reconta a história da cidade, mas em frente do museu está a estátua da mais importante lutadora pela liberdade do povo do Sul. Anita Garibaldi nasceu na Itália em 1821, onde lutou pela unificação do seu país e morreu em 1849.


Eu e a Poesia estamos fazendo uma viagem de introspecção. De dentro de nós mesmos olhamos para os lugares que se diferem a cada dia e vemos tantas coisas que quase não fazem sentido para nossas vidas. Quem sou eu nesses lugares? Qual é o meu lugar nessas histórias? Por que eu me interesso por elas?

2 comentários:

  1. Foi legal demais acompanhar o começo dessa aventura!

    ResponderExcluir
  2. Siga em frente, vc e a poesia... queremos ver até onde ela te leva.

    ResponderExcluir

NA ESTRADDA II

  O caminho segue, de Kombi, de Rio Grande até Tapes: 230 quilômetros; os pensamentos ...