Translate

sexta-feira, 12 de março de 2021

NINGUÉM LÊ!

             Escritores, de vez em quando, trocam umas figurinhas, que neste caso quer dizer opiniões, sobre seus escritos. Eu mesmo gosto de consultar, eventualmente algum colega para saber se ainda estou fora do que se espera de um escritor meramente comercial e, acho que sim, não sou normal e isso, de alguma maneira, me faz bem já que não gosto do senso comum e não entendo mesmo como as pessoas podem viver uma vida inteira repetindo a opinião dos outros como se fossem as suas próprias, com uma convicção que me deixa em dúvida se elas de fato acreditam no que estão dizendo ou se isso é só uma forma de se valer do dito para ter, a final de contas, algo que possa acreditar.

Há algum tempo, pedi a opinião da querida amiga, poetisa guerreira, doutora Odila Lange, sobre uns escritos que ainda pretendo seja um livro. Naqueles tempos ainda não tinha sequer um título, agora o nominei de “Mudança de Fase”. Desde então tenho publicado centenas de crônicas no blog, no face book e no jornal, todas assim, descompromissadas com o leitor. Não me importo em agradar quem quer que seja, ainda assim tenho recebido alguns elogios, poucos é verdade, mas me conforta saber que nem tudo está perdido, ainda restam alguns que vivem fora do senso comum. A professora Odila gostou dos meus escritos!

Ano passado resolvi dar um up na carreira e me inscrevi num curso chamado: Escritores Admiráveis. Foi bom, tinha lá muitas informações de como promover a carreira e trabalhar o marketing. Quase fiz outro curso para aperfeiçoar a escrita, mas aí me deparei com o mundo real, aquele onde as pessoas vivem e sonham. Pessoas, não as máquinas que reproduzem em série o produto intelectual produzido em linhas de montagem da indústria midiática. E minha ‘carreira’ foi de vez para a sarjeta. Peguei meus livros e distribui gratuitamente pelas ruas e praças até chegar no Shopping Center onde me proibiram de distribui-los. Foi aí que entendi, o shopping é a vitrine do capitalismo, o sistema que molda as pessoas para serem mera repetidoras do sistema e eu estava contrariando a base do sistema distribuindo gratuitamente um produto, isso é uma ofensa quase um crime!

Semana passada troquei umas mensagens com um colega escritor e ele me perguntou se valia mesmo a pena continuar escrevendo textos originais e eu não tive dúvida ao responder que sim, meu caro, escrevemos para nós mesmos, então podemos escrever com liberdade, é o melhor que temos a nos oferecer. Quanto aos outros, não se preocupe, ninguém lê mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESQUERDOPATA!

  Ontem eu estava fazendo minha caminhada vespertina pela praça do Parque Alvorada e ouvi uns amigos que caminhavam e conversavam animadamen...